Você sabe a diferença entre limpeza e higienização?

Você sabe a diferença entre limpeza e higienização?

Muito se fala da importância da limpeza e da higienização dos ambientes para garantir a saúde das pessoas.

Mas, afinal, qual a diferença entre limpeza e higienização? Nós explicamos a seguir, siga o fio:

O que é limpeza?

Limpeza ou lavagem é a atividade de eliminar a sujeira com água. Esse processo pode ser feito com ou sem produtos complementares, como sabão, detergentes e desinfetantes. O objetivo é eliminar poeira, terra, restos de alimentos e outros materiais. A limpeza é essencial em qualquer ambiente, seja em residências ou em empresas, pois tira grande parte da sujeira, e é um procedimento que prepara os locais para a higienização posterior, se esta for necessária.

O que é higienização?

A higienização também é conhecida como desinfecção ou sanitização. É um processo de retirada de sujeita mais profunda. Por meio do uso de produtos específicos, são eliminados ácaros, bactérias e outros micro-organismos vivos, que são nocivos à saúde. Esse processo é ainda mais essencial em ambientes que têm maior exposição à ação desses patógenos, como banheiros, cozinhas e refeitórios. Também é muito importante em estofados, cortinas, tapetes, colchões, almofadas, divisórias e tecidos em geral.

Pode-se fazer higienização em vários níveis. No nível baixo, é feita cotidianamente em faxinas normais com produtos simples, como álcool, água sanitária, cera e outros. Nos níveis médio e alto, ela é normalmente realizada por empresas profissionais, e esses processos mais aprofundados garantem eliminação até dos micro-organismos mais resistentes.

Com que frequência devem ser feitas a limpeza e a higienização?

A frequência adequada para serem realizadas depende muito do uso dos ambientes e do número de pessoas que ali circulam diariamente. Em locais com muita circulação e muito uso, esses processos devem ser feitos continuamente, às vezes várias vezes ao dia. É preciso avaliar cada ambiente e fazer um cronograma de serviços.

Que tipo de procedimento deve ser feito em cada ambiente?

Em residências deve ser feita uma limpeza geral em todos os cômodos pelo menos uma vez por semana, com higienização em banheiros, cozinha, estofados, colchões e tecidos em geral. Periodicamente é indicado chamar empresas profissionais para fazer a higienização profunda destes últimos.

Em ambientes com muita circulação de pessoas, como empresas, é indicada uma periodicidade maior. Em cozinhas e refeitórios, é preciso fazer limpeza e higienização depois de cada uso para evitar proliferação de micro-organismos perigosos, como a salmonela.

Nos sanitários, é indicada uma limpeza de conservação para cada período do dia de trabalho. E uma higienização profunda pelo menos duas vezes por semana.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Quer um time profissional para fazer limpeza e higienização de todo tipo de ambiente residencial e empresarial? Clique aqui e fale conosco.
x

Solicite uma cotação gratuita

    Precisando de ajuda?